Atualmente o mais, comum é encontrarmos várias crianças conectadas a internet, de várias faixas etárias, que alias tem mais facilidades do que os adultos. Diante de tantos benefícios, e progressos, a internet é um perigo principalmente na questão “crianças”, os pais devem acompanhar e saber o que eles estão fazendo. Crescemos ouvindo os pais dizerem para não conversarmos, nem abrirmos a porta para estranhos, e as crianças estão se relacionando com todo o mundo.
Precisamos ter a consciência da importância tecnológica, mas também de seu lado escuro, muitas vezes nos adultos tropeçamos em alguma armadilha digital imagina a probabilidade das crianças se encontrarem em situações perigosas, ameaçadoras em alguma atividade virtual.
Os pais devem estar aos lados de seus filhos quando estes forem acessar a internet, para encaminhá-los em sites seguros, indicando melhores caminhos, orientando. Sabemos que é preciso sabedoria, porque o proibido aguça a curiosidade, um adulto deve saber e conhecer a web (internet), e os pais não podem pensar que estar vigiando, e sentir incomodado com isso, pois é obrigação do pai vigiar, fiscalizar.
De acordo com a Psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, que tem experiência em sua própria casa diz:
“A criança é mais ingênua do que se pensa”.(...) “Por dever de trabalho, entro em sites de relacionamento infantil como se tivesse a idade declarada pelo grupo. E nunca saí sem saber pelo menos um telefone”. “Largar uma criança pequena sozinha na internet é mais perigoso do que deixa-la sozinha na praça da Sé, no centro de São Paulo. Na rua, ela sabe que corre o risco de ser assaltada ou seqüestrada e fica mais atenta. No computador, ela se sente segura porque está em casa”.
Além de proteger o filho, o pai deve estabelecer horários para o computador, pois ele é sinônimo de diversão e deve ser largado nas horas das refeições, de dormir.
SINAIS DE ALERTA - Para saberem se o filho está se excedendo na internet, os pais devem ficar atentos aos seguintes sintomas:
· Faz uso mais intenso da internet durante a madrugada;
· Deleta o histórico dos sites acessados;
· Quando um adulto se aproxima, troca de tela rapidamente;
· Desliga as caixas de some e usa só fone de ouvido nas conversas pela internet;
· Apresenta mau humor e queda de rendimento na escola;
· Tem pouca disposição para qualquer atividade física;
· Da desculpas para não aparecer nas refeições, sobretudo por parte de meninas, as mais atraídas por sites de dietas radicais.
PAIS VAMOS FICAR ATENTOS, OS FILHOS VALEM OUROS.
FONTE: Revista VEJA, edição 2017, 18 de julho de 2007, autora do artigo Sandra Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário