domingo, 11 de maio de 2008

A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

OS PROFESSORES E A INFORMÁTICA

Prof. José Junio Lopes
josejunio@gmail.com

Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Para que isso ocorra! O professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.
GOUVÊA “O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas...”
Más, para o professor apropriar-se dessa tecnologia, devemos segundo FRÓES “mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na sua prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados: somente tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.”
Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
Mas o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica.
Aí entra a figura do coordenador de Informática, que está constantemente sugerindo, incentivando e mobilizando o professor. Não basta haver um laboratório equipado e software à disposição do professor; precisa haver o facilitador que gerencie o processo pedagógico.

3 comentários:

Eliane Sampaio disse...

Beatriz, achei um espetáculo o seu blog, adorei o layout, está maravilhoso.
Muito pertinente as suas colocações referentes a capacitação do professor e sua estimulação para que se torne um verdadeiro agente multiplicador da informática, em sala de aula
O Coordenador pedagógico também é uma figura importantíssima, mas não devemos esquecer de que temos também que conscientizar os alunos de que é necessário preservar o bem (patrimônio escolar), no caso os computadores, que algumas vezes são deteriorados pelos próprios alunos, você não acha?
Beijos e mais uma vez parabéns!!!

Eliane Sampaio - tea1 - Itapetininga

Beatriz disse...

Concordo com você Eliane, contudo quando bem conversado e bem monitorado, os alunos preservam. Não podemos esquecer que les estarão juntos com os professores, e estes devem estar atentos, acredito no trabalho de conscientização.

eliseuamaro disse...

Parabéns Beatriz. O seu blog está ótimo, layout, conteúdo,tudo muito bom. Um blog assim instiga as pessoas a comentarem.

Abraços,

Eliseu Amaro