quarta-feira, 21 de maio de 2008

Informática Educativa no Brasil


A Educação é considerada como o setor mais importante para a construção de uma modernidade aceitável própria, capaz de articular o avanço cientifico e tecnológico com o patrimônio cultural da sociedade e promover as interações necessárias, a educação foi considerada pelo regime militar como a alavanca da informatização de nossa sociedade, condição imprescindível para o ingresso do País no mundo desenvolvido.
O Educom representou a primeira ação oficial, concreta, de levar computadores às escolas públicas brasileiras e seu objetivo principal foi estimular o desenvolvimento da pesquisa multidisciplinar voltada para a aplicação das tecnologias de informática no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo era propiciar a implantação de infra-estrutura de suporte para ações e iniciativas no setor, em secretarias estaduais de educação. No âmbito deste programa, foi lançado o 1° Concurso Nacional de Software Educativo.
Centros de Informática Educativa das Secretarias Estaduais de Educação, os CIEd, constituíram-se em centros irradiadores e multiplicadores da tecnologia da informática para as escolas públicas brasileiras, os principais responsáveis pela preparação de uma significativa parcela da sociedade brasileira rumo a uma nova era da informatização.
Em abril de 1997, com a evolução das iniciativas e do interesse pelo campo da Informática Educativa, o MEC lançou o Programa Nacional de Informática Educativa, o Proinfo. Tal programa, que atualmente é o principal vetor da iniciativa governamental no setor, tem como meta capacitar recursos humanos em 200 Núcleos de Tecnologia Educativa a serem instalados em todo o Brasil e instalar 100 mil computadores em pelo menos 6.000 escolas da rede pública.


O computador na educação possibilita que sejam explorados alguns recursos/meios, como os que seguem a baixo:
O SOFTWARE EDUCATIVO - tem a finalidade de permear o processo de construção de conhecimentos. O software educativo integra recursos de som, imagem e tratamento de informações para dinamizar a interface entre um indivíduo e um conhecimento qualquer. Dentre os softwares educativos existentes, há simuladores, jogos, tutoriais, sistemas especialistas e outros.
A INTERNET - A Internet é uma rede mundial de comunicação via computadores, antes intitulada Arpanet, desenvolveu-se rapidamente. Em 1989, a criação do protocolo www (World Wíde Web) permitiu o desenvolvimento de interfaces (sites) integrando textos, imagens, sons e ligações (línks) com outras interfaces. Somente a partir de 1993, a Internet realmente popularizou-se no mundo. No contexto educacional, a Internet oferece um grande número de possibilidades de uso, especialmente no campo da educação à distância.
O acesso ao computador, oferece a oportunidade de se utilizar a Internet como meio de ensino e de aprendizagem10, na medida em que se pode "visitar" sites de laboratórios, de centros de pesquisa, de museus, de universidades, de pesquisadores, além de permitir o contato com pessoas em qualquer parte do planeta.
PACOTES INTERADOS - Os pacotes integrados não têm finalidade educacional, mas podem ser explorados pedagogicamente. Em geral, tais pacotes são constituídos por um aplicativo de tratamento de texto, uma planilha eletrônica, um gerenciador de bancos de dados e um dispositivo de apresentação multimídia.

REFLEXÃO DO TEXTO: Educação, informática e professores – Eloísa Maia Vidal, José Bessa Maia, Gilberto Lacerda Santos.

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