quarta-feira, 21 de maio de 2008

EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E PROFESSORES.



“O computador faz parte de nossas vidas, qualquer que seja nossa atividade profissional, onde quer que estejamos. O computador é investido de um ‘poder real’. Inúmeras pesquisas avançam nesta direção, revelando que a informática Educativa tem potencial para dinamizar o processo de ensino/aprendizagem à medida que o computador, adequadamente empregado, desmistifica o erro, valoriza a autonomia e os conhecimentos informais do aluno, desloca ênfase do ensino para o aprender, cede espaço a aprendizagem por livre descoberta, a aprendizagem colaborativa e construtiva, realimenta e redimensiona a pratica do professor e permite que a escola extrapole seus limites físicos interagindo efetivamente com o que se passa fora dela”.
Vivemos em uma nova era que é a digital, a de um novo conhecimento. Essas novas gerações já nascem no ‘ventre da informática’, entendem e tem mais facilidade em compreender e manusear o computador, a internet, do que muitos adultos. Todos conhecem, ou já ouviram falar na palavra computador essa ferramenta tem crescido a cada dia, a evolução tem sido grande e notória.
Se as crianças já nascem interiorizando uma tecnologia, convivem com o computador, a televisão, o DVD, e vários outros meios tecnológicos, como a Educação pode deixar de acompanhar este recurso. Muito se houve na Educação, sobre acompanhar, conhecer a vida cotidiana de nossos alunos fora da escola para que possamos utilizar como estratégias de ensino/aprendizagem através do que eles conhecem ensinar letrando, ou seja, ensinar buscando suas vivencias e o que os alunos já sabem, em busca de uma ação construtivista de aprendizagem. Diante deste pressuposto, na qual muitos educadores já conhecem, a tecnologia deve estar incluída e presente nesta idéia, já que faz parte da vida dos alunos, da sociedade em si.
Surgem vários questionamentos quanto a Informática Educativa, tendo em vista a formação dos educadores que estão na ativa, pelo fato de serem formados em uma época não tecnológica, onde a ênfase não era o computador. Pensa-se diante deste questionamento sobre a qualificação do corpo docente, para poder utilizar a tecnologia educativa com grande desempenho, para isso o educador precisa estar familiarizado com esta ferramenta em seu cotidiano, para poder introduzir no ambiente escolar, de forma que o computador possa ser utilizado adequadamente, visando propor estratégias.
“Professores atualmente em exercício, que tem a missão de preparar o terreno para esta “nova cultura”, foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnológico essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos”.
Outro questionamento é quanto ao material didático que é disponível para subsidiar a intervenção pedagógica apoiada pela tecnologia informática, pelo fato desses aplicativos não serem desenvolvidos por especialistas na educação e sim pelos da área da ciência da computação.
Como experiência tenho presenciado a evolução da minha cidade, a Educação está proporcionando qualificação para os professores em exercício a aprendizagem da informática como recurso pedagógico. A educação associou-se com o Portal Positivo, responsável pelo site Aprende Brasil, que, aliás, é possível conferir no link de sites de meu blogs. O site possibilita ao professor a intervenção pedagógica, e abordar todos os conteúdos possíveis.

REFLEXÃO DO TEXTO: Educação, informática e professores – Eloísa Maia Vidal, José Bessa Maia, Gilberto Lacerda Santos.

2 comentários:

eliseuamaro disse...

Bia,
Concordo que a tecnologia quando empregada na educação pode ser uma grande aliada no processo de aprendizagem, mas isso só é possível quando os professores estão preparados para lidar com ela. Conheço vários exemplos, aqui em Brasília e em outras localidades do país, em que a escola dispõe de um tele centro com computadores mas, muitas vezes não há ninguém (professor ou funcionário da escola) capacitado para cuidar desse tele centro, sem contar que quando há este problema esses tele centros não possuem nenhum acesso à internet.
Concordo com o texto quando abordo os problemas como a formação dos professores e do material didático, esses são dois problemas muito sérios que deve ser amplamente discutido principalmente com os graduandos dos cursos de licenciatura.

Parabéns pela escolha do texto, Educação, Informática e professores.
Não deixe de emitir também a sua crítica.

Abraços,

Eliseu Amaro

Beatriz disse...

Realmente Eliseu, infelizmente a falta de capacitação dos professores para lidarem com laboratórios de informática é triste, mas é real. Vemos muitas pessoas que tem muita dificuldade em utilizar as ferramentas que o ocmputador proporcionam, penso que este seja o maior dos problemas da Informática Escolar, sem dizer também, quanto a política. Mas, penso que o professor não deve ficar pensando e esperando acontecer, ele deve tomar iniciativas e compreender que necessita mudar. Isso é primordial, o professor atual para manter-se na ativa precisa querer mudar, ele não pode distânciar de um assunto atual que a tecnologia, porque este não estará se afastando apenas de aparelhos mas também da realidade de seus alunos.

Abraços!
Bia