domingo, 11 de maio de 2008

Atividade 3 - O PROFESSOR DE ARTES x A TECNOLOGIA


"A maior conquista da humanidade não é a revolução da tecnologia, é a evolução da criatividade."
Autor: Anônimo


Vivemos em uma geração onde as crianças nasceram sob a influência tecnológica, e quando falamos sobre tecnologia elas encaram com naturalidade. Tendo em vista que atualmente as ‘crianças são digitais’, qual seria um ideal de escola? À Educação deve e precisa englobar/utilizar várias ferramentas tecnológicas a serviço do ensino-aprendizagem, são vários recursos como: a televisão, o DVD, telefone, o rádio, computador e Internet, entre outros que podem facilitar a aprendizagem.
Várias crianças têm esse acesso em casa, e quando isso não ocorre, elas mantêm o contato com estes recursos na sociedade, nas lojas, nos supermercados, na televisão, estamos rodeados por tecnologia.
Contudo para que a escola esteja bem preparada para suprir e também acompanhar essa nova geração digital, os professores devem estar familiarizados com o computador, e isso ocorre quando ele utiliza deste meio, assim sendo um facilitador de ensino.
A Educação tem o poder de transformar o indivíduo, mas deve ser tudo planejado e orientado com sabedoria, para que não seja mais uma ferramenta mal utilizada, sem propósito. Inserir/incluir o digital no ambiente escolar, exige um encaminhamento metodológico para o professor se situar, também para facilitar um planejamento coerente, relacionando conteúdo de aprendizagem ao computador/internet, para que a utilização de um laboratório de informática proporcione ao aluno um novo saber, que acrescente o conhecimento, também o professor deve considerar em seu planejamento o potencial extra-classe de seus alunos, as crianças não são seres vazios pelo contrário são crianças letradas, ou seja, possuem sua cultura, uma vivência, seja ela tecnológica ou não, o professor deve alcançar a todos, para que desenvolvam nos alunos várias capacidade/habilidades como a da autonomia, senso - critico, os de caminhar de acordo com o seu tempo, são inúmeros as vantagens que a tecnologia proporciona.
Penso que todos os professores, de todas as áreas, de todas as disciplinas devem ser conhecedores desta nova era de um novo conhecimento a digital. Quando se fala em artes logo descartam a possibilidade de tecnológica, mas a tecnologia pode e deve estar a serviço das artes também. Por exemplo, a página de um site (web), todo o visual é o chamativo e isso entra as artes, sejam eles design e musical, ou até mesmo o jogo das palavras, tudo isso é que instiga o indivíduo a viajar neste mundo digital. Quanto às crianças é esse visual, o lúdico que as encantam, surge em seus olhos um brilho, esse brilho quando bem trabalho pela escola, transforma-se em um brilho do conhecimento, da descoberta.
Não posso deixar de destacar a importância da interdisciplinaridade, ela deve estar presente no ambiente escolar, o ensino só alcançará um sucesso quando o professor deixar trabalhar sozinho.
Citarei uma experiência que tenho obtido e visto no ensino de minha cidade. As crianças além de freqüentarem o Ensino Fundamental também vivenciam a nova experiência que está sendo o Período Integral, que proporciona aos alunos várias habilidades nas artes como: artes plásticas, teatro, música e dança também informática, inglês, orientação e pesquisa, enfim a interdisciplinaridade deve estar presente unindo as disciplinas, todos os professores devem andar juntos, criar juntos, em prol de um ensino de qualidade. Seguindo está idéia, o professor da classe comum desenvolve um conteúdo que passa para o período integral onde o professor de informática orienta a pesquisa, a dança, a música, as artes plásticas e o teatro desenvolvem suas habilidades, o inglês o estudo da língua descobrindo novas palavras, educação física artes corporais, e o professor de orientação e pesquisa sistematiza. Uma união perfeita, enfim finalizo enfatizando a importância da tecnologia e da conscientização dos professores na inclusão digital.

BEATRIZ NEUBER DE CASTRO

Nenhum comentário: